Latest Posts
Siga-Nos
Products
Search
 

Blog

Acne, o que é? Que tipos de Acne existem?

Cerca de 70-95% dos jovens sofrem de acne vulgaris durante a puberdade. A acne vulgaris surge quando a pele produz demasiado sebo que não é expelido. Nestes casos, os poros ficam bloqueados e são formadas borbulhas inflamadas ou pontos negros.

Neste tipo de acne existem, basicamente, três características que os diferenciam:

 Acne comedônica

É a forma mais suave em que os pontos negros não estão inflamados.

 Acne papulopustulosa

É a forma médio-severa que penetra em níveis mais profundos da pele com borbulhas irritadas e, por vezes, inflamadas.

 Acne conglabata

É a forma mais grave de acne vulgaris – surgem altos na pele, abcessos e borbulhas inflamadas que podem resultar em marcas na pele.

 Acne vulgaris

Costuma desaparecer depois da puberdade. Se só aparecer depois dos 25 anos é conhecido como acne tardio.

Acne Inversa

Este tipo de acne crónica acontece por fases. Os sintomas são mais graves e podem surgir em outras partes do corpo como os ombros ou virilha. Neste tipo de acne, pequenos altos formam-se debaixo da pele e podem resultar em abcessos ou pústulas.

Acne Mallorca

Pequenas manchas podem surgir na pele depois de uma exposição intensa ao sol. Estas reacções da pele aparecem quando existe uma reacção entre os raios UV e os protectores solares com ingredientes oleosos. Isto resulta numa inflamação dos folículos capilares causada pelos radicais livres.

O que fazer se eu tenho acne?

Se você tem acne é muito importante seguir os tratamentos indicados por seu dermatologista. O tratamento da acne vai depender se o paciente possui todos os estágios de feridas ou se apenas um deles. No entanto, alguns cuidados no dia a dia pode ajudar nesse tratamento:

Lave a pele suavemente e sem exagero

Faça a barba com cuidado

Evite ficar no sol

Lave o cabelo regularmente.

Geralmente no início aparecem os cravos fechados (que são os folículos obstruídos) e que geralmente passam a evoluir com cravos abertos (poros “entupidos” brancos ou pretos). Nessa fase em geral são indicados tratamentos com sabonetes especiais e quando necessário, com cremes aplicados na pele que contenham ácidos na concentração certa para diminuir a formação dos cravos ou eliminá-los

O quadro da acne do jovem costuma piorar também com a infecção dos folículos pilosos. Então, classicamente, dizemos que o paciente tem mesmo acne quando encontramos diversos estágios de feridas (desde os cravos até as com pus), quando já aparecem também as feridas vermelhas inflamadas e as com pus, dependendo do caso, além dos tratamentos anteriores e o uso de cremes mais fortes, pode-se prescrever tratamento com antibióticos como a azitromicina, limeciclina, tetraciclina.

Nos pacientes com quantidade muito grande de cravos inflamados, pus e cistos infectados, contamos com o tratamento da isotretinoína. Esses tratamentos podem ser muito diferentes nos casos de acne na mulher adulta e nos casos de reacções semelhantes a acne (acneiformes) devido a uso inadequado ou escolha inadequada do veículo de um cosmético, proctetor solar ou óleos.

Alguns cuidados básicos diários são importantes quando o paciente apresenta todas as fases da acne, para evitar o “alastramento” da infecção para outras regiões do rosto ou pele, contaminação por bactérias mais agressivas, formação de cicatrizes – lembrando que cicatriz não reverte, ela é permanente. Seguem algumas orientações:

Não esprema as espinhas

Isso só aumenta a contaminação da pele e pode causar mais cravos e espinhas, já que ao espremer nem todo o líquido dentro dela sai, uma parte pode se espalhar por dentro da pele e acabar contaminando mais folículos ou a pele ao redor

Tome o banho logo após exercício físico

 O suor colabora para a proliferação das bactérias. O ideal é usar sabonetes adequados para peles oleosas e acneicas

Evite usar produtos oleosos no rosto

Hidratantes e protectores solares oleosos só pioram o acúmulo de sebo

Cuidado com a sua alimentação

Alimentos com alto índice glicêmico podem piorar a oleosidade da pele.

Sintomas de Acne

Geralmente, a acne provoca apenas espinhas e cravos. Às vezes, pode evoluir para cistos e nódulos. As lesões císticas são espinhas que são grandes e profundas, muitas vezes dolorosas e que podem deixar cicatrizes na pele.

Cravo: pequenas lesões abertas (com o pontinho preto para fora) ou fechadas

Espinhas: as conhecidas lesões com a ponta amarelada ou branca

Pápulas: pequenos inchaços avermelhados

Pústulas: pequenas “bolhinhas” com pus que podem aparecer na pele

Nódulos: crescimentos anormais na pele ou qualquer tecido do corpo, formando elevações

Cistos: espécie de bolsa de tecido, que pode ser cheia de ar, líquido, pus ou outro fluido.

A acne pode levar à baixa auto-estima e, por vezes, à depressão.

Cuidados de rosto orangeblue

 

Leave a Reply