Latest Posts
Siga-Nos
Products
Search
 

Blog

Tampão, O Nosso Amigo Mais Íntimo! Tudo Sobre Tampões

Quando começas a ter o período tudo é novidade. A tua vagina já tem praticamente o seu tamanho definitivo e este é muito maior do que o de um tampão. Por outro lado, o orifício da vagina está parcialmente tapado por uma membrana, o hímen, que é elástica e pode dilatar facilmente para permitir a introdução e a saída do tampão.

Para te ajudar, estão disponíveis no mercado tampões com diferentes tamanhos e graus de absorção, adequados para cada tipo de fluxo e momento do período. É recomendável que, nas primeiras vezes, se usem tampões com menor grau de absorção, que, ao serem mais pequenos, facilitam a inserção. Se, ao colocares o teu primeiro tampão, sentires desconforto ou te aperceberes dele, é porque o colocaste mal, o que é normal acontecer nas primeiras vezes, e é melhor retirá-lo e inserir um novo de forma correta.

 

Como Devo Escolher O Tampão Adequado Para Mim?

 

Existem vários tipos de tampões. Os dias do período não são todos iguais: em alguns, é mais abundante, noutros, menos. Por este motivo, existe uma grande variedade de tampões e deves escolher aquele que melhor se adapte a ti, em função da quantidade de fluxo que tenhas em cada momento. Em caso de dúvida, usa sempre o de menor grau de absorção.

Se for a tua primeira vez, aconselhamos-te a experimentar os mini, que são os mais pequenos e com o menor grau de absorção.

Normalmente, deverás usar tampões com maior grau de absorção nos primeiros dias do período e depois ires passando para tampões com menor grau de absorção. No entanto, para saberes qual o grau de absorção de que necessitas em cada momento, recomendamos-te o seguinte: quando removeres o tampão ao fim de 4 horas aproximadamente, observa-o por instantes; se ainda restar fibra limpa, quer dizer que precisas de um tampão com menor grau de absorção.

Se, por outro lado, antes de passarem 4 horas, sentires que começa a ficar cheio, vais precisar de um tampão com maior capacidade de absorção.

Lembra-te de que nunca deves esperar mais de 8 horas para te mudares, seja qual for o tipo de tampões que estás a utilizar.

Posso Usar O Tampão Enquanto Durmo?

O Tampão Pode Causar Infecções?

Não. Os estudos realizados demonstram que as substâncias com as quais os tampões são fabricados, o algodão e a celulose, não são tóxicas nem alteram a flora bacteriana vaginal da mulher saudável. Além disso, são dermatologicamente compatíveis com a mucosa vaginal.

Se sofreres de alguma infecção vaginal causada por fungos ou outros agentes infecciosos coincidindo com o período, consulta o teu médico, não vá o uso do tampão ser incómodo ou incompatível com o tratamento.

O Tampão Bloqueia O Fluxo-O Menstrual?

Não. O tampão absorve o fluxo menstrual até atingir a saturação da sua capacidade de absorção. Uma vez alcançado este limite, o fluxo restante continua a sair pelo canal vaginal. Por isso, é importante que escolhas o grau de absorção adequado a cada momento do período, para evitar manchares as tuas cuequinhas.

Podem Ficar Fibras Do Tampão Dentro Da Vagina?

Sim, mas não deves preocupar-te. Todos os tampões podem deixar ocasionalmente fibras na vagina após o seu uso. Isso pode acontecer se usares um tampão com um grau de absorção superior àquele que necessitas ou se o mudares com demasiada frequência. No entanto, estudos clínicos provaram que não existe evidência de que as referidas fibras possam causar algum efeito nocivo.

Além disso, os processos naturais de auto-limpeza da vagina expulsam rapidamente os restos de fibra que possam ter ficado após o uso do tampão, por isso não te deves preocupar com essa questão.

Posso Usar Um Dispositivo Intra-Uterino (DIU) E Um Tampão?

Sim. O DIU e os tampões são colocados em órgãos diferentes. O DIU é inserido no útero, enquanto que os tampões são introduzidos na vagina, pelo que não interferem um com o outro de forma alguma.

O Tampão Pode Sair Durante O Uso?

Não, se escolheres o tampão com o grau de absorção adequado. Se o tampão for introduzido de forma correta, os músculos à volta da entrada da vagina mantê-lo-ão no sítio. Por outro lado, algumas mulheres podem notar como o tampão desliza até o sentirem na abertura da vagina.

Tal é mais frequente em mulheres que tenham tido filhos, ao defecarem ou urinarem, devido ao aumento da pressão abdominal. Os tampões tendem a deslizar quando estão cheios e prontos a serem substituídos. Por isso, convém escolheres o tampão com o grau de absorção adequado.

O Tampão Pode Ficar Preso Dentro Da Vagina?

Não. Se não conseguires retirá-lo ao puxar pelo fio, tenta relaxar. Se estiveres tensa, os músculos da vagina contrair-se-ão e tal dificultará a extracção. Caso o fio fique preso no interior da vagina, não te preocupes, não há problema nenhum. Puxa-o simplesmente com os dedos ou, se tiveres dificuldades em extraí-lo, vai ao teu ginecologista para que te ajude. Lembra-te de que não deves passar mais de 8 horas seguidas com o tampão no interior do teu corpo.

O Fio Pode Partir Ao Retirar O Tampão?

Não. É praticamente impossível que isso possa acontecer, uma vez que o fio está bem cosido ao longo de todo o tampão. Se acontecer, não deves preocupar-te porque não há problema nenhum. Tentar tirar o tampão com os dedos, e, se não conseguires, vai ao teu ginecologista para que te ajude.

Posso Tomar Banho Tendo Um Tampão?

Sim. A vagina impede a entrada de água no teu corpo, e, além disso, o tampão e a vagina adaptam-se perfeitamente entre si. O fluxo é absorvido no interior da vagina, para isso,basta colocares um tampão novo antes de ires para o banho.

Posso Usar Um Tampão Se For Virgem?

Sim. O tampão é suficientemente fino para atravessar o orifício flexível do hímen sem o romper, tal como acontece com o fluxo menstrual, pelo que o seu uso nada tem a ver com a virgindade.

Do Que São Feitos Os Tampões?

Actualmente, os tampões são feitos de algodão, de seda vegetal, ou de uma combinação de algodão e fibras de seda vegetal. Normalmente, os tampões têm uma cobertura fina que ajuda a minimizar a separação das fibras. Facilita também a colocação e remoção do tampão.

Os tampões são concebidos com fibras altamente absorventes, respeitando os mais elevados padrões de qualidade, e são fabricados e embalados em condições de higiene que garantem a sua limpeza e o mais alto nível que qualidade.

Tampões orangeblue goodbye

 

Leave a Reply